Energia Hídrica

 

 

A energia hídrica é a energia renovável que já é utilizada há muitos anos. As civilizações antigas aproveitavam o relevo dos solos para utilizar a água na agricultura, em terrenos de regadio. Os romanos começaram a utilizar a água numa espécie de sistemas hidráulicos para a moagem dos cereais, ao longo dos anos esses sistemas vieram a ter uma grande utilização.

 

No século XX, a energia hídrica foi e é utilizada

para a produção de energia eléctrica.

 

Esta energia alternativa, a energia hídrica resulta da água dos rios em movimento, águas essas que vão em direcção ao mar e que para além de conduzirem a água das nascentes captam a água das chuvas. O movimento ou queda dessas águas das chuvas contém energia cinética que pode ser aproveitada para produzir energia.

 

Hoje em dia a finalidade de energia hídrica é a produção de energia eléctrica nas chamadas centrais hidroeléctricas.

Barragem da Aguiera

 

 

Transformar em Energia

Ao longo de muitos anos, nos moinhos o movimento da água era muito utilizado para a produção de cereais. O movimento da água fazia mover placas de madeira que estavam ligadas à mó. A mó rodava e moía os cereais transformando-os em farinha. Actualmente o movimento da água é usado para produzir energia eléctrica.

 

Normalmente constroem-se barragens, ou seja, constroem-se reservatórios que acumulam e que param os cursos de água. Noutros casos, existem reservatórios que deixam passar os cursos de água mas fazendo com que passem por uma turbina de forma a produzir energia eléctrica.

 

Quando se abrem as comportas da barragem, a água passa por umas lâminas na turbina fazendo-a girar, a partir dessa rotação o gerador ligado a essa turbina gere, ou seja, transforma a energia mecânica em energia eléctrica.

 

 Clique na imagem para ver como funciona a Energia Hidríca.

(fonte: Portal das Energias Reováveis)

 

Vantagens e Desvantagens

 

Vantagens:

 

- A maior vantagem das centrais hidroeléctricas é a transformação  limpa do recurso energético natural, a água;

- Não há resíduos poluentes, logo é uma energia que não polui;

- É uma energia que apresenta um baixo custo;

- Além da geração de energia eléctrica, o aproveitamento hidroeléctrico proporciona outros usos tais como a irrigação, navegação, etc;

- Crescimento do turismo na região onde se insere esta energia;

- A água é um recurso renováve, não se esgota.

 

Desvantagens:

 

- Ocupam áreas extensas de produção de alimentos e florestas;

- Alteam fortemente a paisagem e com isso prejudicam muitas espécies de seres vivos;

- Causa erosão dos solos que podem ter impacto na vegetação local;

- Boa parte das florestas inundadas se decompõe produnzindo metano;

- Provoca alterações climáticas que irão comprometes a fauna e a flora. 

 

Energia Hídrica em Portugal

 

Portugal é um país que possui um territória rico em energia hídrica, possui cadeias montanhosas que permitem grandes correntes de água , desde riachos, rios, fontes naturais, etc.

 

Actualmente Portuga 30% de electricidade consumida no nosso país tem origem hídrica, comparando com as outras energias aternativas, sendo que as zonas com forte potencial são as zonas do Norte e Centro do país.

 Principais Centrais Hidroeléctricas