Disponibilidades e problemáticas

"A quantidade de energia solar recebida pelo planeta Terra ano após ano é dez vezes superior à contida em todas as reservas de combustíveis fósseis." Wolfgang Palz in Energia Solar e Fontes Alternativas

 

Hoje em dia grande parte da energia utilizada pelo ser humano nas sociedades tem origem em combustíveis fósseis, um dos principais combustíveis fósseis é o petróleo seguindo-se do carvão minera, xisto, etc. Estes combustíveis fósseis levaram milhões e milhões a formarem-se e as sociedades actuais são desenvolvidas à custa de estes recursos esgotáveis.

 

O uso de combustíveis fósseis em grande escala tem alterado seriamente a composição quimica da atmosfera, o balanço das temperaturas ou balança térmico do planeta e principalmente mas com efeitos que hoje em dia são mais visíveis, a qualidade de vida do Homem na Terra. O aquecimento global, o degelo dos polos, o aumento do nível do mar, chuvas ácidas e a destruição da biodiversidade do planeta são apenas algumas de mais consequências que o nosso planeta Terra pode vir a sofrer.

 

Por isso, o Homem tem que trabalhar para um futuro melhor garantindo assim a sobrevivência da sua espécie humana no planeta Terra, e esse trabalho tem que passar pela utilização de energias limpas que não prejudique o ambiente à sua volta, porque ao utilizar energias alternativas é dar uma alternativa para o destino do ser humano.

 

Com o passar dos anos a utilização de energias renováveis vai ser cada vez maior, ora vejamos, as reservas de petróleo estima-se que durem apenas mais 75 anos, as de gás natural mais 100 anos, enquanto que as de carvão não mais de 200 anos.

 

Para salvarmos a Mãe Natureza, mas principalmente o Homem a utilização de energias renováveis em alternativa aos combustíveis fósseis, torna-se quase inevitável a sua utilização pois o seu número de vantagens faz com que seja em direcção viáve e vantajosa. As energias renováveis ou alternativas, além de serem inesgotáveis, apresentão um impacto para o meio ambiente praticamente nulo, sem afectar directa ou indirectamente a camada do ozono que cobre o planeta Terra e o seu balanço térmico.

 

Graças a distribuição geográfica da disponibilidade e à fácil conversão em energia das chamadas energias limpas, torna-se óbvio que apostar neste tipo de energia para além de contribuir significativamente para o um nivél estável do meio ambiente contribui para o desenvolvimento sustentável das áreas rurais, melhorando a qualidade de vida das populações, através por exemplo da produção agricola através das energias renováveis.