Modelos de carros movidos a hidrogénio

17-03-2010 09:08

 

 

 
- BMW Hydrogen 7
O Hydrogen 7 é o primeiro modelo flexível do mundo que pode utilizar gasolina ou hidrogénio em seu motor de combustão interna.
- Honda FCX
O Honda FCX, presumivelmente significando Fuel Cell eXperimental), é um carro movido por motor movido a hidrogénio.
- Chevrolet Sequel
O Chevrolet Sequel é um modelo conceitual apresentado pela Chevrolet, que utiliza como propulsão a célula a combustível. O combustível utilizado é o hidrogénio.
Image Hosted by ImageShack.us

O projecto OScar (open source car) constitui a primeira tentativa de construír um automóvel com base nos princípios do movimento open source. O objectivo principal do projecto é produzir desenhos técnicos, utilizando aplicações open source de CAD (Computer-Aided Design ou desenho auxiliado por computador). O projecto ainda se encontra longe de produzir um carro real, mas o seu progresso tem sido contínuo nos últimos anos.
A finalidade do projecto não passa pelo desenvolvimento de um carro sofisticado, mas sim de um veículo simples e funcional, que responda às necessidades básicas de locomoção da humanidade, capaz de ser produzido em qualquer país, numa grande variedade de condições, a muito baixo custo, e cuja propriedade integral do desenho é do domínio público.
Image Hosted by ImageShack.us

Versão de 4 rodas
Image Hosted by ImageShack.us

Versão de 3 rodas com conjunto motriz destacado

A longo prazo, pretende-se introduzir na indústria o conceito de standardização no fabrico de componentes automóveis (indo de encontro a um dos princípios open source), permitindo importantes economias de escala e livre concorrência, tratando-se de uma abordagem radicalmente diferente ao modelo de negócio corrente na indústria, onde cada fabricante tem os seus próprios standards. Este monopólio de peças específicas constitui uma das mais importantes fontes de receita das marcas.

Entre os vários desafios que este carro tem de superar até chegar à fase de produção, contam-se a execução de crash tests e o cumprimento das apertadas normas de segurança e emissões para a industria automóvel. Isto levou a várias propostas para propulsores a energias alternativas (com versões movidas a hidrogénio, híbridas, e eléctricas).